Humanizando as Relações na Saúde

Quando alguém procura pelos serviços de saúde está procurando identificar um problema que o aflige ou então prevenir-se de males futuros. São situações muitas vezes delicadas e sensíveis.
O sorriso, a cordialidade, o olhar nos olhos, enfim, o excelente atendimento durante todo o processo será fundamental para garantir a satisfação e uma experiência positiva do cliente / paciente.
Uma dica especial e simples é tratar a equipe interna como gostaríamos que o cliente/paciente fosse tratado. Em outras palavras, estabelecer esta relação de confiança também internamente, entre os colegas, entre profissionais e seus gestores, entre os pares. A confiança é construída com base nas pequenas ações do dia-a-dia, baseadas em: respeito, transparência, comunicação em duas vias (falar e escutar), senso de justiça, trabalho em equipe, colaboração. Portanto, todos são responsáveis por estabelecer um excelente ambiente de trabalho e que irá contribuir para o sucesso de uma política de humanização do atendimento.
Há muitas empresas de saúde que já adotam esta visão orientada para o cliente. Enquanto isso, outras empresas continuam apegadas aos seus antigos dogmas, rejeitando o novo, deixando de ouvir o cliente e o mercado. Precisamos motivar nossa equipe, proporcionar bem-estar para os clientes/pacientes e certamente alcançaremos os melhores resultados para as empresas e para uma sociedade melhor. 
A humanização do atendimento permite o estabelecimento de uma relação de confiança entre cliente e profissional da saúde. Esta relação de confiança na marca e nas pessoas que representam a marca é a base para a fidelização do cliente e a reputação da empresa. Então, nada de revista velha, o jornal deve ser do dia, café e água: sim. Por favor! E sempre sempre tratar o cliente/paciente com um trato diferenciado e único.

Até o próximo encontro.