Dificuldades do segmento Hoteleiro










A partir desta edição teremos um encontro mensal tratando de assuntos relacionados ao turismo 
com foco na educação, desemprego, dicas para superar a crise no segmento do turismo, o que e como falar numa entrevista de emprego e o que surgir de relevante para tratarmos neste espaço.
Percebemos a dificuldade de inserção no mercado hoteleiro de profissionais aqui da região de Lauro de Freitas. Existe a necessidade de capacitação e estágios para atrelar teoria à prática. Nos processos seletivos que realizo através da BPN e na minha empresa percebo a carência de mão de obra capacitada para o setor. Onde no universo de 60 candidatos entrevistados média/dia, encaminhamos 10% para os hotéis e somente 5% preenchem as vagas (quando ocorre). E sempre o mesmo discurso: “O candidato não possui os requisitos para atuar na função” ou “O candidato não tem comprovação na carteira de trabalho e não passou no teste prático” ou “ O candidato não tem postura e não sabe se comunicar corretamente com os clientes” ou o mais frequente “ o candidato precisa de um curso especifico para exercer a função”....E por ai vai.  A Referência para os cursos são para os cargos de camareira, garçom, barman, agente de portaria dentre outros. No Bahia Norte vamos a cada edição tratar de temas que auxiliem nesta busca de conhecimento e dicas comportamentais e de oratória no intuito de contribuir no preenchimento destas vagas.
Lembrando que o segmento do turismo local está buscando satisfazer cada vez mais as necessidades e desejos dos seus clientes para obter a preferência dos hóspedes/visitantes. Os clientes passaram a ter um papel de destaque nas organizações e a criação de valor nos pequenos detalhes se tornou imprescindível para que os hotéis sobrevivam num mercado tão acirrado e competitivo. E as diárias, a qualidade dos serviços e produtos estão atendendo essa demanda e as expectativas? Além disso sabemos que com o advento da Copa teremos uma demanda considerada no setor. Por isso, a necessidade de buscar novas alternativas e estratégias para atuação e ação!